Texto introdutório

A finalidade desse blog foi, inicialmente, divulgar o nosso trabalho da expociência 2012, e também para que nele as pessoas conhecessem mais detalhadamente o projeto sobre composição do solo. Nele vocês vão encontrar imagens, vídeos, curiosidades e informações sobre cada tipo de solo.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

3º Encontro de Jovens Cientistas da Bahia

 
 
O 3º Encontro de Jovens Cientistas da Bahia, é um concurso para blogs. Para participar, é necessário que fale sobre temas relacionados à ciência, tecnologia, educação, dentre outros. O concorrente deve produzir um post especial sobre o 3º Encontro de Jovens Cientistas da Bahia, além de publicar sobre a sua participação no concurso. Mais pontos você ganha se tiver muitos comentários no seu blog. Além disso, se o site do blog também for divulgado em redes sociais, como o Facebook, as chances de ganhar são maiores ainda.
Para maiores informações, basta acessar o site abaixo:

jovenscientistasdabahia.wordpress.com


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Solo


O solo é uma camada de material resolutamente da desagregação de rochas, mais água, ar e restos de animais e plantas mortos e em decomposição. Pode ter apenas alguns  centímetro de profundidade ou muitos metros .

Componentes orgânicos e inorgânicos


Os componentes orgânicos de um solo são aqueles que se originam de restos de seres vivos. A palavra “orgânicos” é usada porque os restos são organismos.
Na Biologia e na Química se usam os termos substâncias orgânicas e substâncias.  As substâncias orgânicas são compostas basicamente pelo elemento químico carbono.
Os seres vivos são formados principalmente por substâncias orgânicas. As proteínas, as gorduras e os açucares são substâncias orgânicas.

A vida dentro do solo


Existe vida dentro do solo. É só lembrar das minhocas, que cavam túneis tornando o solo mais fofo e fértil. Foi feito um cálculo em terras da Nova Zelândia e chegou-se um número impressionante: a massa de minhocas dentro do solo de um pasto era igual á massa de carneiros que ali pastava. Outros animais que vivem dentro do solo: tatus, algumas serpentes, aranhas, insetos e larvas de grilos e gafanhotos, formigas e cupins.

Além de animais, no solo há também partes de plantas, como raiz e caule. As raízes podem ter dezenas de metros de comprimento dentro do solo. Além de animais e de partes de plantas, no solo também vivem micro-organismos representados por bactérias e fungos. São eles que decompõe os restos de animais e os fungos fazem com que os seres, depois de mortos, devolvam ao solo aquilo que dele retiram em vida.

 



quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Composição do solo


Nosso projeto é simples, fácil e explicativo e consiste em demonstrar o ritmo de escoamento da água em cada pote.
Para fazê-lo primeiro você deve pegar um funil, colocar dentro dele algodão, e o solo escolhido (arenoso, argiloso e / ou humífero), logo depois, você deve encaixar o funil em uma garrafa (de preferência transparente) e derramar água.